Existem dois tipos de obstáculos, tecnológicos e comportamentais, mas o principal é o comportamental.

Conviver e Descobrir, Valorizam a Saúde

Obstáculos da utilização das tecnologias pelos Seniores

Existem dois tipos de obstáculos, tecnológicos e comportamentais, mas o principal é o comportamental.

Durante mais de 6 anos a explicar informática para pessoas com mais de 55 anos, não esquecendo a aluna mais antiga com 92 anos, fui reparando nas dificuldades das pessoas, mas, mais em particular, dos seus familiares.


É muito comum ouvir frases “Eu tenho um informático em casa, mas não tem paciência” ou “O meu neto chega ao computador, clica várias vezes e diz: avó já está”.


Os grandes obstáculos na aprendizagem das novas tecnologias são dos familiares e dos próprios interessados em comunicar com as novas tecnologias, o computador, telemóvel, tablet, Box TV Fone, relógios, entre outros. 

Outro tipo de obstáculos, estão nas próprias tecnologias que não estão configuradas para um público mais sénior.

 

Estimado leitor, se quer oferecer um dispositivo para comunicar com vídeo, a primeira coisa a fazer é configurar o dispositivo da maneira mais simples, depois mentalizar-se que vais estar com o seu pai ou mãe, avô ou avó alguns dias a explicar as coisas devagar. 

 

Se quiser dar uma prenda tecnológica só num dia! Não faça esse erro!
A pessoa vai ficar frustrada porque não vai conseguir utilizar um telemóvel ou tablet que foi dado com tanto carinho e vai pensar que é “burro” ou já não é capaz de aprender

 

box_v2

Se não tem tempo para estar com o seu familiar. Ofereça tecnologia com formação apropriada às pessoas seniores, seja um telemóvel, tablet ou uma Box TV Fone, esta é na atualidade, a forma mais adaptada de comunicação para pessoas seniores, porque as pessoas podem falar através da televisão e utilizam um comando parecido ao da televisão.

 

Saiba mais sobre soluções tecnológicas para seniores